BDRs: o que são, como investir, pontos positivos e novas regras

A busca por novos tipos de investimento está cada vez mais comum. O número de pessoas interessadas no mercado especulativo cresce progressivamente e alguns investimentos se destacam, na medida em que mais pessoas buscam informações sobre eles.

Hoje, o grande destaque é para BDRs, que recentemente tiveram suas regras atualizadas e agora trazem novas possibilidades para os investidores.

E você? Sabe o que são os BDRs e como pode investir neles?

Nesse conteúdo vamos explicar as principais características dessa categoria de ativos e sua nova regulamentação.

Se você preferir, também pode assistir os principais pontos abordados no artigo através deste nosso vídeo:

O que são os BDRs?

Mais conhecidos pela sua sigla, os títulos nomeados Brazilian Depositary Receipt — traduzidos como Certificado de Depósito de Valores Mobiliários — são ativos de renda variável através dos quais você pode investir em ações de empresas estrangeiras, dentro do ambiente da bolsa de valores brasileira, a B3.

Um ponto a ser ressaltado é que, com o BDR, o investidor não compra diretamente as ações da empresa estrangeira, mas sim uma representação destes papéis.

Para simplificar o funcionamento deste investimento, podemos dizer que você compra um BDR na moeda brasileira e uma instituição (chamada depositante) faz duas operações:

  • 1
    a conversão deste valor para a moeda do outro país, e
  • 2
    a aquisição da quantidade de ações da empresa que você escolheu.

Vale ressaltar que existem dois tipos de BDR: Patrocinado e Não Patrocinado.

Quase 100% dos BDRs na B3 são Não Patrocinados, que têm como principal característica a inexistência de vínculo entre a instituição depositária e a empresa no momento da emissão.

O Patrocinado, por outro lado, possui participação da própria empresa estrangeira no momento de emissão do BDR no Brasil.

Por fim, a respeito dos tributos, o BDR passa pela mesma tributação das ações comuns, com a incidência da alíquota de 20% no caso de day trade e 15% no caso de swing trade.

Origem do cadastro:
*|HTML:ORIGEMERROR|*
Receba nossos conteúdos mais recentes em primeira mão!
*|HTML:EMAILERROR|*

Quais as novas regras?

Embora já exista há tempos, o BDR tem sido pautado com maior frequência devido à nova regulamentação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que entra em vigor a partir de 01 setembro de 2020.

A nova norma da CVM permite que o BDR seja negociado também entre os investidores de varejo e não apenas entre os qualificados, como era anteriormente.

Os investidores qualificados são aqueles que possuem um valor investido maior ou igual a um milhão de reais ou sejam aprovados em certificações da ANBIMA.

Hoje, sem a necessidade dessa exigência de qualificação, uma maior gama de pessoas passa a ter mais uma alternativa de investimento.

Pontos positivos de investir em BDR

Os investimentos em BDRs se mostram uma alternativa muito vantajosa para os brasileiros, por três principais motivos:

  • 1
    Abre um leque de possibilidades de diversificação de capital em novos setores, moedas e empresas.
  • 2
    Permite a participação societária em grandes empresas de primeira linha. Só para nomear algumas, é possível investir em Google, Amazon, Apple, Facebook, Tesla, Coca Cola, 3M, Ford, Microsoft e muitas, muitas outras.
  • 3
    Acessar investimentos estrangeiros sem a necessidade de pagar taxas e impostos por enviar dinheiro para outros países (operação chamada de remessa internacional).

Pontos de atenção sobre o investimento

Antes de adquirir um BDR, não se pode deixar de considerar os seguintes pontos:

  • 1
    Os BDRs estão sujeitos às variações não apenas das cotações da empresa escolhida, mas também à variação cambial, o que eleva o risco deste ativo.

    Por exemplo, caso a cotação do Facebook não tenha variações em algum período, mas o dólar tiver uma alta de 10%, as cotações do BDR do Facebook subirão 10%.

    Da mesma forma, se a cotação não tiver movimentações e o dólar cair 5%, a cotação do BDR terá essa redução de 5%.
  • 2
    Investir em BDR não é sinônimo de enviar seu dinheiro para fora do país, pois eles são apenas “veículos” de investimentos localizados aqui no Brasil. Assim, não são boas opções para quem quer internacionalizar o patrimônio.
  • 3
    Atualmente, a liquidez dos BDRs não é elevada. No entanto, com as novas regras menos restritivas, poderemos encontrar uma liquidez melhor futuramente.

Como adquirir um BDR?

Há duas formas de adquirir um BDR. A primeira é a partir do home broker da sua corretora. Nesse caso, é necessário apenas buscar o código do BDR de interesse e acessar os valores de compra e venda desse ativo para realizar o investimento.

Outro modo é através da consulta ao banco ou ao assessor de investimentos. A operação realizada é a mesma, porém realizada pelo seu agente, com a possibilidade de haver uma orientação em termos das opções disponíveis e composição da sua carteira de investimentos.

Conclusão

A nova regulamentação dos BDRs já está motivando novos investidores a participar desse mercado

No entanto, é muito importante ter conhecimento das particularidades deste ativo que veio para contribuir com a diversificação e aumentar a qualidade e quantidade de opções dos investimentos no Brasil.


No caso de dúvidas sobre o assunto, comente abaixo que entraremos em contato para te ajudar.

Conte com o Poupador Inteligente para aprimorar seus conhecimentos sobre o mundo dos investimentos!

Compartilhe com seus amigos e não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber novos conteúdos em primeira mão.

Origem do cadastro:
*|HTML:ORIGEMERROR|*
Receba nossos conteúdos mais recentes em primeira mão!
*|HTML:EMAILERROR|*
Rafael Corrêa
Giovanna Oliveira
Publicado em Setembro de 2020
Ficou com alguma dúvida quanto ao conteúdo ou gostaria de fazer algum comentário? Sinta-se livre para deixa-lo(a) abaixo!

Continue lendo

Se gostou desse conteúdo, com certeza também gostará destes:

Agosto, 2020 Imunidade de rebanho e encurtamento das paralisações

Entenda as novas (boas) notícias que indicam possibilidade de melhora mais rápida no controle da COVID no Brasil e no mundo.

Agosto, 2020 Investimentos e seus impostos: fundos de investimento

Entenda quais serão os descontos dos seus rendimentos e assim saber escolher as melhores opções de fundos de investimentos.

Maio, 2020 Boas práticas de investimentos contra crises

Apesar de imprevisíveis, existem práticas de investimento que amparam nossos investimentos em qualquer dificuldade.

Agosto, 2020 Imunidade de rebanho e encurtamento das paralisações

Entenda as novas (boas) notícias que indicam possibilidade de melhora mais rápida no controle da COVID no Brasil e no mundo.

Agosto, 2020 Investimentos e seus impostos: fundos de investimento

Entenda quais serão os descontos dos seus rendimentos e assim saber escolher as melhores opções de fundos de investimentos.

Maio, 2020 Boas práticas de investimentos contra crises

Apesar de imprevisíveis, existem práticas de investimento que amparam nossos investimentos em qualquer dificuldade.