Qual é o papel do assessor de investimentos e como ele pode te auxiliar

Com a variedade de investimentos disponíveis no mercado, é muito comum que os investidores não consigam ter um panorama geral das melhores alternativas para a sua realidade e seus objetivos sozinhos.

Não pode ser coincidência que uma das carreiras que mais tem crescido no mercado financeiro é a do assessor de investimentos.

De forma geral, o AAI (Agente Autônomo de Investimentos) é um especialista na escolha de ativos no mercado e o seu papel é auxiliar os clientes no processo de composição de carteiras.

Contar com uma assessoria pode trazer economia de tempo na seleção dos seus investimentos.

Neste artigo, vamos explicar o que é um assessor de investimentos, regras do que ele pode ou não fazer com o seu dinheiro, os benefícios e como escolher o seu.

O que é um assessor de investimentos

O assessor de investimentos é a pessoa que, junto ao cliente, monta carteiras de investimentos que respeitem o perfil de investidor e objetivos de vida do assessorado.

O assessor precisa ter uma certificação técnica para que possa identificar e explicar as atualizações de mercado de forma confiável, e estar associado a alguma corretora de investimentos.

Assim, ele é um profissional que entende os movimentos do mercado financeiro e que busca maximizar e principalmente adequar os ganhos do investidor.

A remuneração de um assessor é algo que pode gerar dúvidas, uma vez que a maioria das corretoras não cobra o investidor pelo auxílio prestado.

Então como ele é remunerado? De forma simplificada, o assessor recebe uma pequena porcentagem referente ao valor dos seus investimentos, porém o pagamento é totalmente de responsabilidade da corretora e seus investimentos são usados apenas como uma base para o valor. Ou seja, esse percentual não é repassado a você.

Por isso, ao contratar um assessor em algumas corretoras, você conta com um auxílio gratuito e de qualidade.

Origem do cadastro:
*|HTML:ORIGEMERROR|*
Quer estar atualizado sobre o mundo dos investimentos antes de todo mundo? Faça parte da nossa comunidade!
*|HTML:EMAILERROR|*

O assessor de investimentos manda no seu dinheiro?

O receio de muitos investidores antes de contratar uma assessoria especializada é se o assessor pode mandar no dinheiro do cliente. A resposta é, definitivamente, não!

O assessor de investimentos pode e deve mostrar todas as alternativas disponíveis no mercado e explicar quais seriam mais indicadas ao cliente.

Porém, ele só é autorizado a investir o dinheiro nos ativos confirmados pelo investidor.

Isso garante que o investidor mantenha a autonomia sobre o próprio recurso e se sinta seguro com a assessoria prestada.

O assessor não tem acesso à senha do cliente na corretora e nem sabe sobre o patrimônio do investidor fora da instituição. Essas regras têm como objetivo, novamente, a segurança do cliente.

Além disso, algo que o assessor é proibido de fazer é a tentativa de garantir um resultado específico, principalmente quando se trata de renda variável. O trabalho do assessor não é prever o futuro.

Portanto, ele não é permitido a te indicar uma ação específica e prometer que os resultados serão positivos.

Essa regra evita possíveis frustrações e permite uma maior confiança do investidor sobre as indicações do assessor.

Portanto, ao assessor de investimentos é permitido saber o patrimônio do investidor dentro da corretora, mostrar todas as possibilidades disponíveis no mercado e recomendar produtos de acordo com os dados de rentabilidade, segurança, liquidez e riscos.

Os benefícios de contratar uma assessoria de investimentos

A principal vantagem de contratar um assessor de investimentos é a ajuda de alguém que tenha expertise no assunto, que permite a adequação completa da carteira de investimentos de acordo com o seu perfil, objetivos, expectativas e realidade.

Outro fator atrativo de um AAI é a praticidade de acesso a uma grande diversidade de investimentos. Ao abrir conta em uma corretora, o investidor tem à disposição produtos de diferentes instituições financeiras e inúmeras possibilidades ao investir em um único local, o que não ocorre em uma conta de um banco tradicional.

Além disso, a comodidade de contratar um assessor de investimentos reduz as preocupações do investidor, uma vez que o acompanhamento dos acontecimentos dos investimentos é feito pelo assessor.

Devido ao modo de remuneração, o assessor ganha de acordo com o trabalho prestado, o que o incentiva a tentar garantir a satisfação do cliente e aumentar a qualidade do atendimento a longo prazo.

Por isso, caso o investidor não veja resultados no trabalho, pode buscar uma nova assessoria.

Também é benefício de uma assessoria ter uma equipe que faz uma curadoria especializada de investimentos, além de ter acesso a serviços, relatórios e eventos exclusivos de acordo com o patrimônio investido.

Origem do cadastro:
*|HTML:ORIGEMERROR|*
Quer estar atualizado sobre o mundo dos investimentos antes de todo mundo? Faça parte da nossa comunidade!
*|HTML:EMAILERROR|*

Como escolher um bom assessor de investimentos

Uma assessoria especializada em investimentos proporciona diversas vantagens ao cliente. Porém, é muito importante escolher um escritório sério e capacitado para confiar seus recursos.

Para aceitar sugestões de um profissional, principalmente quando o assunto é investimentos, é essencial que o cliente tenha confiança naquele trabalho.

Para ajudar no processo de escolha, existe o NPS, uma sigla para Net Promoter Score.

Ele é um indicador que serve para medir a satisfação de clientes em empresas de todos os segmentos e a metodologia também é usada para avaliar o desempenho de assessores de investimentos.

A avaliação permite que o investidor veja o que outros clientes (atuais ou antigos) acharam do atendimento daquele assessor, escritório de investimentos ou corretora, o que ajuda muito numa boa escolha.

Além disso, o investidor pode buscar sugestões e opiniões diretamente de clientes e ex-clientes, o que torna a avaliação ainda mais humanizada e permite uma maior confiança.

Para ser um bom assessor de investimentos, é essencial que o profissional se mostre prestativo ao tirar todas as dúvidas do investidor e explicar cada uma das possibilidades disponíveis no mercado.

É muito arriscado investir em algo que você não tem pleno conhecimento, por isso, o papel do assessor é dar todas as informações para que o cliente sinta confiança em direcionar recursos naquele produto.

Um outro fator que mostra a qualidade de um assessor de investimentos é o bom relacionamento com o cliente.

Estar disponível às tentativas de contato do investidor é essencial para demonstrar a atenção do serviço, além de sempre estar em busca de novidades e assuntos que podem ser interessantes para a composição da carteira.

Conclusão

Investir com a assessoria de uma equipe especializada no mercado de investimentos se torna muito mais fácil e certeiro.

Ao confiar os recursos à recomendação de uma pessoa qualificada, os resultados provavelmente se tornarão mais promissores e a diversificação da carteira se tornará cada vez mais atrativa.

Além do mais, pelos frequentes ensinamentos aos clientes, o assessor de investimento tem um papel importante na educação financeira dos brasileiros, já que a desinformação sobre esse assunto ainda predomina no país.

Portanto, o compromisso do assessor de investimentos é totalmente com o investidor, uma vez que o principal objetivo da assessoria é garantir bons (e adequados) resultados ao cliente, que o torna uma profissão essencial para quem quer investir bem.

Se tiver alguma dúvida sobre o assunto ou quiser indicação de uma assessoria de investimentos qualificada e de confiança, nos mande uma mensagem em nossas redes sociais que iremos te ajudar!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos e não esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber todos nossos novos assuntos.

Origem do cadastro:
*|HTML:ORIGEMERROR|*
Quer estar atualizado sobre o mundo dos investimentos antes de todo mundo? Faça parte da nossa comunidade!
*|HTML:EMAILERROR|*
Rafael Corrêa
Giovanna Oliveira
Publicado em Janeiro de 2021
Ficou com alguma dúvida quanto ao conteúdo ou gostaria de fazer algum comentário? Sinta-se livre para deixa-lo(a) abaixo!

Continue lendo

Se gostou desse conteúdo, com certeza também gostará destes:

Novembro, 2020 Perfil de investidor: o que é, qual a importância e seus impactos

Você sabe se é um investidor conservador, moderado ou agressivo? Entenda a importância de conhecer o seu perfil.

Dezembro, 2020 Investidores brasileiros: quem são e como investem

Saiba quem são os investidores brasileiros, repita as melhores práticas e evite os principais erros nos investimentos.

Novembro, 2020 A importância da reserva de emergência

Veja a importância da reserva de emergência para seus investimentos e saiba como alcançar uma maior segurança financeira.

Novembro, 2020 Perfil de investidor: o que é, qual a importância e seus impactos

Você sabe se é um investidor conservador, moderado ou agressivo? Entenda a importância de conhecer o seu perfil.

Dezembro, 2020 Investidores brasileiros: quem são e como investem

Saiba quem são os investidores brasileiros, repita as melhores práticas e evite os principais erros nos investimentos.

Novembro, 2020 A importância da reserva de emergência

Veja a importância da reserva de emergência para seus investimentos e saiba como alcançar uma maior segurança financeira.